Garantia Giant

CURITIBA (novinho) No mês passado tirei minha Mountain Bike da parede para dar uma voltinha rápida e ainda na garagem da minha casa escutei um barulho esquisito. A primeira coisa que fiz foi verificar a suspensão do quadro pois achei que estava sem ar devido ao tempo que a bike ficou encostada. Culpa da speed…

A suspensão estava intacta, o barulho foi o quadro que partiu no meio. Essa era a bike, uma Giant Anthem X1 2011 com cerca de 6500km de uso.

Giant Anthem X 2011

E é assim que se quebra um quadro de aluminio, por fadiga do material acredito eu. Dando uma pesquisada na internet encontrei um único caso parecido com o meu, de um camarada com uma Anthem 2012 na Inglaterra. No caso dele a Giant UK trocou o quadro em uma semana.

IMG_0487Então fui procurar os termos de garantia da Giant. No site da Giant diz o seguinte: “Warranty of lifetime for the bicycle frame, except on models intended for downhill purposes“. Porém estamos no Brasil e aqui quem representa a Giant é a Ciclo Leirense, que diz que a garantia é de 3 meses e se você preencher um formulário de garantia disponível no site deles a garantia é valida por 2 anos.

Fui então na loja em que comprei a bike em Curitiba, a Hunger Bikes onde o sempre “sorridente” Hunger me atendeu. O dialogo foi mais ou menos assim.

– Hunger olha o que aconteceu. Dá pra fazer alguma coisa?

– Dá! Dá pra jogar fora.

– Porra Hunger!

– Tô brincando, deixa aí que eu vou dar um jeito pra você. Não tem garantia, mas deixa que eu resolvo.

Quarenta dias depois ele me ligou dizendo que o minha bike estava pronta. Ganhei um quadro novo modelo 2012. Na realidade acho o grafismo do 2011 mais bonito com os pivôs da suspensão cromados. Por outro lado, ganhei um quadro zerinho com suspensão nova.

Quadro 2011 - Preto com pivôs cromados

Quadro 2011 – Preto, Cinza e Branco com pivôs cromados

Quadro 2012 - Cinza e azul com pivôs pretos

Quadro 2012 – Cinza, azul e Preto com pivôs pretos

E assim ficou minha “nova” Mountain Bike.

Anthem X 2011/2012

Que foi devidamente batizada num pedalzinho de 30km no circuito nos fundos da minha casa.

Anthem X

Lições aprendidas:

  • A Giant não tem garantia vitalícia no Brasil.
  • Tive sorte pois o Hunger não precisava resolver meu problema. Foi um cara honesto e zelou pela marca que vende.
  • Ouvi falar que outras marcas americanas, como a Trek, tem garantia vitalícia no mundo inteiro, mesmo que você tenha trazido a bike de fora. Entretanto, alguns relatos mostram que a coisa não é bem assim. Tem que espernear, afinal de contas estamos no Brasil e como dizia Charles de Gaulle, esse país não deve ser levado a serio.
  • Outra coisa que andei lendo é que a garantia vitalícia, quando oferecida, é para o primeiro dono, aquele que compra a bike na loja e tem a nota no seu nome.

 

4 thoughts on “Garantia Giant

  1. Olá! estava lendo seu post sobra a quebra do quadro Anthem e tenho a partilhar a mesma história.
    Tenho uma Anthem 2012, ou melhor, tinha. Em Dez 15 descobri uma trinca no quadro da minha GIANT, quase no mesmo local onde quebrou a sua, no momento em que vi a quebra, acionei o vendedor e iniciamos os trâmites da garantia.
    O vendedor solicitou que eu enviasse o quadro a Cicloleiriense e no mesmo mês,a um custo de R$200,00, enviei somente o quadro pois segundo o representante da marca, ele precisava obter mais informações sobre o ocorrido para poder enviar tudo à GIANT. 2 meses depois do envio do quadro, o representante da GIANT no Brasil, a CLICLOLEIRIENSE, entrou em contato com o vendedor da bike para me comunicar que ele tinha enviado fotos p/ a GIANT e que eles autorizaram a troca do quadro em garantia. Até aí tudo bem, mas como tudo tem um porém!!!! PORÉM segundo o caboclo da CICLOLEIRIENSE, com a alta do dólar, eles não tinham previsão de pedido de importação de peças e que era pra eu ter paciência ou se eu quisesse, poderiam realizar um pedido de um quadro com o frete por minha conta. (não aceitei isso). Passados mais 2 meses, a paciência acabou, realmente emputecido com a situação, mencionando a palavra PROCON enviei uma carta ao vendedor da bike que a repassou para a CICLOLEIRIENSE e segundo ele, uma cópia para a GIANT. 3 dias depois, o vendedor me comunica que o quadro novo 2016 já está em transporte para o Brasil e que vai demorar mais uns 60 dias para chegar aqui. Mas assim que chegar em minhas mão, já vou trocar de bike, a GIANT é uma bike muito boa mas a representante dela no Brasil deixa muito a desejar. Vamos aguardar mais 60 dias então
    Abraço
    Gustavo

  2. Oi Gustavo, concordo contigo. A Giant é uma excelente marca, mas infelizmente está na mão de amadores no Brasil. Eu fiz exatamente o que vc pensa em fazer. Vendi a Giant com o quadro novo e peguei uma Specialized. Minha speed é uma Giant que comprei fora do Brasil, mas quando for trocar, certamente não vou comprar outra Giant.

    Grande abraço e tomara que o quadro chegue antes dos 60 dias!

Leave a Reply