Vinho Francês Bom e Barato

CURITIBA (comprar ou não comprar) Comprar vinho bom e barato é um desejo comum de quem visita a França e gosta de vinho, é claro. Mas o que é um preço razoável para uma garrafa de vinho na França? Conversando com vários colegas em Rouen na semana passada, deu pra concluir que por lá ninguém costuma pagar mais do que 10EUR numa garrafa de vinho. Os mais mão-de-vaca me disseram que não pagam mais que 5EUR pois por esse valor eles encontram vinhos razoáveis.

Mas como saber se o vinho é bom antes de experimentar? Dá pra ver a coisa como um problema de reconhecimento de padrões. Primeiramente extraímos algumas características para alimentar um classificador que atribuirá uma das classes a garrafa: compra ou não compra. E que características usar?

IMG_0904

Algum tempo atrás um colega Francês me ensinou algumas:

1) Veja o fundo da garrafa. Segundo ele você deve evitar aquelas garrafa baratas com fundo chato. A teoria dele é que se o vinho é bom, o produtor não vai usar garrafas vagabundas. Por outro lado, uma boa garrafa não é garantia de um bom vinho. De qualquer forma, olhe o fundo da garrafa e evite aquelas com fundo chato.

2) Denominação de origem (Appellation d’origine). É um rótulo oficial do governo Francês que certifica que aquele produto vem de uma determinada região. Isso garante que um Cahors vem da região de Cahors e de nenhum outro lugar. De volta, isso não quer dizer que o vinho é bom, apenas que ele foi produzido observando certas regras impostas pelo governo.

3) Mis en Bouteille a la Propriété: Significa que o vinho foi engarrafado na propriedade em que foi produzido. Em certos vinhos mais baratos você vai encontrar a indicação que o vinho foi engarrafado por uma cooperativa ou por uma empresa. Nesses casos, o produtor vende seu vinho para alguém engarrafar. Nada impede que a empresa ou cooperativa misture vinhos de diferentes produtores para maximizar o lucro.

4) Recoltant: Essa eu aprendi na semana passada. Alguns vinhos levam uma etiqueta com essa palavra em cima da rolha. Isso quer dizer que o vinho foi feito com pelo menos 95% de uvas da mesma vinícola. Sinceramente não sei dizer porque uvas de diferentes vinícolas devem produzir um vinho de qualidade inferior. Talvez por falta de controle de qualidade, etc.. Sei lá…

IMG_0905

Resumindo, se você estiver na dúvida entre comprar ou não um vinho, dá uma olhada na garrafa pra ver se você encontra essas características. De acordo com minha experiência, isso funciona na maioria dos casos. Se quiser maximizar a chance de uma boa garrafa, tente se aproximar dos 10EUR ou passar se o seu bolso permitir.

2 thoughts on “Vinho Francês Bom e Barato

Leave a Reply